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4 dicas para fazer a prevenção de fraudes na empresa

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A adoção de medidas para a prevenção de fraudes passou a ser essencial na gestão financeira de qualquer empreendimento.

Infelizmente, vivemos tempos difíceis com relação a esse assunto, especialmente porque a internet possibilita aos criminosos uma série de ações que podem causar grandes prejuízos aos negócios.

Com a mesma facilidade com que hoje é possível fazer um pedido, contratar um serviço e desenvolver pesquisas no mercado, a rede mundial também possibilita a prática de golpes e fraudes com as mais variadas características.

De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma OLX, no ano de 2022, os golpes online aplicados no Brasil geraram prejuízos na ordem de R$ 551 milhões.

Diante dessa realidade, as empresas precisam desenvolver ações visando a prevenção de fraudes e prejuízos que possam colocar em risco a sua operação. Continue a leitura e saiba o que fazer!

Como fazer a prevenção de fraudes?

Para realizar a prevenção de fraudes é preciso que 4 ações sejam tomadas, visando estar preparado para detectá-las e evitar que sua empresa caia nos golpes previamente planejados. Vamos conhecê-las:

Conheça os tipos de fraude

O primeiro passo é conhecer quais são os tipos de fraudes cometidos pelos criminosos e redobrar a atenção para essas situações em sua empresa.

Dentre a variedade de fraudes cometidas contra as empresas, as principais são as seguintes:

  • cartão de crédito – envolvendo clonagens,
  • cadastros de terceiros – compras realizadas em nome de outras pessoas,
  • falso pagamento – comprovantes de pagamentos adulterados,
  • uso do CNPJ – visando obter empréstimos, antecipação de recebíveis e realização de compras,
  • chargeback – envolvendo negativas de compras realizadas e solicitando o cancelamento do débito do cartão.

Como se observa, em todas essas situações sua empresa estará no prejuízo, se a sua equipe não tiver percebido o problema a tempo.

Capacite sua equipe

A capacitação é fundamental para que as fraudes na empresa não ocorram, portanto, é necessário que um treinamento seja realizado com as equipes envolvidas em:

Deve-se, nesta oportunidade, apresentar os tipos de fraudes existentes, como elas acontecem e quais ferramentas estão disponíveis para que o problema não ocorra em sua empresa.

Tenha uma boa política de cobrança

Quando mencionamos uma boa política de cobrança, estamos nos referindo às áreas envolvidas nesse processo, ou seja, precisam ser incluídos o setor de cadastro e análise de crédito.

Criar uma metodologia adequada e possuir ferramentas que efetivamente colaboram nessas atividades diminui significativamente a inadimplência e evita que sua empresa seja vítima de algum golpe.

Conheça o Quiz Antifraude

Por fim, chegamos a uma ferramenta que faz toda a diferença quando o assunto é a prevenção de fraudes em uma empresa.

Trata-se do Quiz Antifraude, uma solução que apresenta algumas perguntas estratégicas e aleatórias no objetivo de validar informações junto ao cliente.

Com base nas respostas e verificação da veracidade das informações, é possível prevenir a possível tentativa de fraude.

Essa ferramenta se baseia em dados atualizados constantemente provenientes de bases privadas e públicas, portanto, qualquer inconsistência alerta o operador para a realização de outras verificações a respeito do cadastro que está sendo analisado.

A implantação dessa ferramenta e das rotinas sugeridas neste post são essenciais para que sua empresa:

  • aumente a segurança antes da efetivação de negócios,
  • qualifique as regras preventivas contra fraudes,
  • minimize ou elimine as fraudes,
  • reduza a perda financeira,
  • diminua os custos operacionais com analistas.

Para saber mais sobre o Quiz Antifraude, acesse nosso site e faça contato. Estamos prontos para esclarecer as dúvidas e apresentar detalhes a respeito de nossas soluções!

(Imagens: divulgação)