You are currently viewing 4 motivos para utilizar o Background Check no RH

4 motivos para utilizar o Background Check no RH

  • Post category:Credify

O Background Check é um procedimento que visa checar e confirmar dados informados por uma pessoa física ou jurídica.

Traduzido do inglês, essa expressão significa checagem de antecedentes.

Na área de Recursos Humanos essa ação é fundamental, pois a contratação de um colaborador exige, em muitos casos, uma formação acadêmica que atenda às normas legais exigidas para a função.

Além disso, a experiência profissional pode ser necessária, garantindo que o candidato esteja apto a exercer as tarefas na qual foi contratado com segurança e conhecimento de causa.

Neste post, apresentaremos a importância do Background Check na área de RH. Continue lendo e saiba detalhes a esse respeito!

Motivos para aderir o Background Check no setor de Recursos Humanos

O setor de Recursos Humanos conhece bem as dificuldades existentes para a contratação de mão de obra, especialmente quando se trata de buscar no mercado profissionais capacitados.

Segundo uma pesquisa realizada pela ManpowerGroup, a falta de mão de obra especializada no Brasil atingiu, em 2022, a marca de 81%.

Se já não bastasse essa escassez, os profissionais de RH precisam lidar com outros problemas durante o processo de contratação que podem causar grandes transtornos às empresas na qual prestam seus serviços, tais como:

  • falsidade ideológica,
  • falsidade material,
  • uso de documentos falsos,
  • informações incorretas no currículo vitae,
  • adulteração de credenciais acadêmicas, etc.

O Background Check é o procedimento que possibilita uma checagem detalhada a respeito dessas informações, quando se torna possível conhecer detalhes dos antecedentes dos candidatos às vagas disponíveis na empresa.

Essa importante ação traz muitos benefícios, tais como:

Diminuição do turnover

A partir das avaliações realizadas sobre os candidatos, diminui-se consideravelmente o turnover na empresa.

As contratações passam a ser mais assertivas, pois o número de dispensas por falta de capacidade técnica e comportamental cai, melhorando a qualidade da equipe e aumentando a produtividade da empresa.

Prevenção de fraudes de identidade

As fraudes de identidade são imediatamente reconhecidas, pois uma checagem pormenorizada pode ser realizada a respeito do candidato.

Essa avaliação evitará grandes aborrecimentos e problemas com a Justiça, quando sua empresa terá que provar que foi vítima de informações e documentos falsos.

Eficiência na checagem de informações profissionais

A checagem das informações profissionais também são fundamentais em um processo de contratação.

O Background Check possibilita que sejam conhecidas todas as experiências profissionais já vividas pelo candidato, mesmo que elas sejam suprimidas no currículo vitae.

Além disso, possibilitam uma checagem a respeito das funções, cargos e demais informações apresentadas no processo de recrutamento.

Checagem de informações educacionais

Por fim, também é importante realizar a checagem das informações educacionais.

Não são raros os casos em que a formação acadêmica é forjada e, em alguns casos, certificados são criados ou adulterados, visando atender as exigências da vaga oferecida.

Essa situação pode colocar em risco a operação da empresa, pois algumas normas exigem o acompanhamento de profissionais qualificados e com formação em determinadas áreas, possibilitando-os assinarem documentos oficiais.

Como se observa, o Background Check na área de Recursos Humanos é fundamental para o sucesso das contratações.

Isso significa toda a atenção para as informações e o uso de recursos tecnológicos que possibilitam uma verificação de antecedentes, como é o caso do Relatório Jurídico Credify.

Através dessa solução, sua empresa passa a conhecer as ações judiciais nas quais os candidatos estiveram ou estejam vinculados em todo território nacional, portanto, uma ótima ferramenta de avaliação.

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, acesse nosso site e confira de que forma o Relatório Jurídico Credify pode colaborar com os processos de recrutamento e avaliação dos colaboradores em sua empresa!

(Imagens: divulgação)