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Background check: como checar os antecedentes de um cliente?

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Background check é a ferramenta ideal para tomadas de decisões mais assertivas na hora de fechar negócios rentáveis e seguros.

Segundo a Global Economic Crime and Fraud Survey da PwC, praticamente a metade das empresas brasileiras já sofreu algum tipo de crime econômico nos últimos tempos, registrando perdas financeiras superiores a US$ 50 milhões.

Entre os crimes mais comuns estão:

  • fraude em compras,
  • suborno ou corrupção,
  • fraude cometida pelo consumidor,
  • crime cibernético,
  • fraude contábil,
  • má conduta empresarial.

Dessa forma, faz-se necessário que as gestões verifiquem se seus clientes estão ou não envolvidos em problemas de natureza financeira, comercial, criminal e jurídica, para não pôr o seu negócio em risco.

Nessa hora, nada melhor que contar com a estratégia background check para checar os antecedentes do seu cliente, tornando o seu processo de análise mais rápido e eficiente.

Quer saber o que é o background check e como usá-lo? Continue a leitura.

O que, exatamente, é background check?

Traduzido do inglês, background check quer dizer checagem de antecedentes.

Quando falamos em solução, trata-se de um sistema que possibilita encontrar e validar a conformidade legal de colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes de uma empresa.

Ou seja, é uma forma de verificação de antecedentes de empresas ou cidadãos, em fontes públicas e/ou privadas de dados.

E quando se fala em antecedentes não se refere apenas aos criminais, mas também aos cíveis, como as certidões de débitos tributários, por exemplo.

Por isso, passou a ser uma estratégia de compliance adotada por empresas e profissionais autônomos, como advogados, usada para validar as informações passadas pelos seus clientes, bem como sócios, parceiros, colaboradores, etc.

Qual a importância dessa checagem?

Não é raro acompanhar nos diversos canais de comunicação casos de pessoas que fraudam ou tentam aplicar golpes em seguradoras, omitindo informações, criando situações de acidentes e até mesmo forjando roubos e mortes para receberem a indenização.

Segundo matéria publicada no Correio Braziliense, as fraudes em seguros na América Latina giram em torno de US$ 50 bi anualmente. No Brasil, os prejuízos giram em torno de 14% a 15% das receitas das seguradoras.

Da mesma forma que não são raras as tentativas de golpes por parte dos criminosos, na tentativa de conseguirem empréstimos em instituições financeiras e até mesmo compras fraudulentas que resultam em prejuízos à empresa.

Por isso, é importante e necessário que em determinados processos burocráticos de algumas negociações comerciais a empresa primeiro conheça mais a fundo os seus clientes, tendo como base a checagem de antecedentes, para então fechar o contrato com maior segurança e tranquilidade.

O background check é a ferramenta ideal para você ter acesso a essas informações de forma rápida, segura e legalizada para tomar suas decisões mais acertadamente.

Como realizar o background check de forma legal?

É importante frisar que nessa checagem a equipe de analistas não terá acesso a uma ficha pessoal do cliente, descumprindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A verificação é feita por meio de certidões que acusam se o cliente tem alguma pendência jurídico-criminal atual.

Pesquisas por meio de certidões de antecedentes são legais.

Por isso, usar o background check é uma prática legal de checar os antecedentes do seu cliente e a empresa que não faz essa análise corre sérios riscos.

Você e seus analistas podem fazer essa verificação recorrendo:

  • aos fóruns criminais,
  • aos departamentos da Polícia Federal,
  • à Secretária de Segurança Pública.

Porém, existem ferramentas que ajudam a otimizar essa tarefa, uma delas é o Relatório Jurídico Credify.

Trata-se de um serviço de consultas de ações judiciais. Em uma mesma solução, você encontra um acervo atualizado por meio de captura massiva em fontes oficiais, permitindo acessar:

  • processos ativos, encerrados ou suspensos que envolvem o seu cliente,
  • instâncias da justiça, primeira, segunda e superiores, de acordo com os tribunais,
  • consulta aos processos de diversos ramos, como trabalhistas, criminal e cível,
  • partes no processo, se ele é réu, autor, testemunha, etc,
  • movimentações, menções ao documento do seu cliente em petições, cargas e solicitações.

Que tal acessar nosso site para conhecer mais sobre o Relatório Jurídico Credify e saber como ele pode ser usado em checagem de antecedentes para garantir mais segurança nas suas transações comerciais?

Entre em contato conosco!

(Imagens: divulgação)