Antes de abordarmos a classificação de dados, é importante saber que a informação depende absolutamente da qualidade e do reconhecimento de como esses estão disponíveis para sua captura e organização.
O desenvolvimento de ferramentas tecnológicas possibilita que o conjunto de dados possa ser transformado em informação.
Como exemplo, em uma ficha cadastral, cada linha ou campo preenchido é um dado, como, por exemplo:
- nome,
- endereço,
- CEP,
- cidade,
- estado,
- CPF,
- etc.
O conjunto desses dados passa a ser uma informação, pois, de nada adianta obter o estado onde reside uma determinada pessoa se não se sabe o seu nome, documento ou endereço completo.
Nesse post apresentamos como funciona a classificação de dados e de que maneira sua empresa pode se beneficiar a partir das informações estabelecidas por esse procedimento. Continue lendo e saiba mais a respeito!
Como realizar a classificação de dados de acordo com a estrutura?
Com os avanços da tecnologia e da comunicação, cada vez mais os dados estão disponíveis aqueles que conseguem capturá-lo e organizá-los de forma a se tornar uma informação estratégica e importante para uma empresa.
Segundo Bill Gates, fundador da Microsoft: “O modo como você reúne, administra e usa a informação determina se vencerá ou perderá.”
Tomar decisões sem contar com dados que possam colaborar para que se conheça detalhadamente a situação é uma ação desnecessária nos dias atuais.
Atualmente, pode-se contar com especialistas no assunto que disponibilizam o acesso às informações, permitindo que análises possam ser realizadas e decisões assertivas sejam tomadas com relação aos mais diversos assuntos.
Porém, esses dados nem sempre estão disponíveis de forma organizada, quando então, torna-se imprescindível que sejam trabalhados e estruturados para tornarem-se inteligíveis e completos.
Os dados se apresentam de três formas, como veremos a seguir:
Dados estruturados
Os dados estruturados são aqueles organizados de forma rígida em estruturas previamente planejadas para armazená-los.
É o caso por exemplo de uma ficha cadastral, onde se sabe exatamente o que deve ser preenchido em cada campo apresentado.
Esse é o formato mais fácil e simples de se capturar informações, bastando a sua leitura e transcrição em um banco de dados para futuros acessos e consultas.
Dados semi-estruturados
Os dados semi-estruturados são aqueles onde parte deles possuem uma forma de fácil entendimento, porém, outro tanto precisa ser coletado, analisado e organizado para poder ser incorporado de forma inteligível no banco de dados.
Essa característica exige mais trabalho, pois, será necessário cuidados especiais que envolvem validação e checagem de informações para se obter sucesso.
Dados não estruturados
Os dados não estruturados são aqueles que não possuem qualquer organização e formatos rígidos, ou seja, precisam ser localizados, avaliados e disponibilizados através de ferramentas tecnológicas que possam capturar as informações relevantes.
São, por exemplo: fotos, textos, documentos ou informações disponíveis, porém, de maneira desorganizada.
Conheça nossas soluções!
Felizmente, esses três tipos de classificação de dados possuem condições de serem trabalhadas nos dias atuais.
O desenvolvimento de plataformas inteligentes possibilita que cada vez mais, os dados possam ser capturados e compreendidos por softwares, onde esses conteúdos possam ser armazenados e disponíveis para avaliação e tomada de decisão.
A Credify é uma empresa que há mais de 10 anos atua no segmento de soluções de dados, ou seja, colabora efetivamente com milhares de clientes em todo o Brasil, possibilitando que informações de alta qualidade estejam disponíveis para seus usuários.
Através da organização e classificação desses dados, a Credify disponibiliza:
- consultas cadastrais,
- tratamento e higienização de dados,
- enriquecimento de dados,
- relatório jurídico,
- quiz antifraude,
- sistemas de cobrança,
- validação de situação fiscal de empresas e pessoas físicas.
Atendendo a legislação pertinente, a Credify disponibiliza acesso a informações que fazem toda a diferença na liberação de crédito e avaliação de pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em desenvolver algum relacionamento com sua empresa.
Para saber mais a respeito da classificação de dados e de como eles podem estar disponíveis para sua empresa de forma automática, acesse nosso site e conheça nossas soluções!
(Imagens: divulgação)