Fraudes em seguro é uma categoria de crimes que está crescendo em vários países gerando prejuízos às instituições pagadoras.
Há algum tempo os meios de comunicação e o setor de seguros têm mostrado que o brasileiro está mais preocupado com a sua proteção e, por isso, procura por seguros de automóveis ou residenciais e de vida tem aumentado no país.
Por outro lado, uma publicação de 4 de janeiro de 2023 do portal da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor) informa que:
- fraudes anuais em seguros na América Latina somam em torno de US$ 50 bi,
- no Brasil, as fraudes atingem em torno de 14% a 15% das receitas das seguradoras.
Fato é que da mesma forma que o consumidor precisa ficar atento para não cair em algum golpe no mercado de seguros, a prestadora do serviço também precisa buscar ferramentas para evitar fraudes por parte do titular da apólice.
Quer algumas dicas valiosas para prevenir as fraudes em seguros? Continue a leitura.
Quais são as fraudes em seguros mais comuns?
Conforme dados da Fenacor, o setor de automóveis é o mais afetado quando o assunto é fraudes em seguros.
Existem quadrilhas que forjam o roubo de veículos segurados, queimando-os para receberem os valores relativos à perda total contratada na apólice.
Ainda segundo a instituição, muitas fraudes são cometidas por pessoas comuns, que na hora de crises não pensam duas vezes em simular roubos e perdas para receberem o valor combinado e resolverem seus problemas financeiros.
Em relação às fraudes em seguros residenciais, não é raro acontecer do segurado listar objetos de altos valores na hora da contratação, muitas vezes incoerentes com o imóvel e situação financeira e, em pouco tempo, o imóvel sofrer um roubo, por exemplo, ou haver a reclamação de bens não existentes.
Quanto aos seguros de vida, os crimes mais comuns são:
- fraude por forjamento de morte, ou seja, o titular continua vivo e simula o seu óbito,
- falsificação de apólice,
- automutilação, simulando para que dê conotação acidental,
- omissão de dados na contratação como doenças graves.
Como evitar fraudes em seguros?
Um dos facilitadores das fraudes em seguros é a tecnologia, que ajuda o acesso de pessoas não autorizadas aos dados da corretora, deixando as prestadoras de serviços mais vulneráveis aos riscos cibernéticos.
Nessa hora, investir em sistemas seguros de proteção de dados é essencial. Além disso, para evitar os crimes, é necessário que a seguradora:
Treine sua equipe
Uma forma de evitar fraudes em seguro é investir no treinamento de toda a sua equipe.
Ao capacitar seu time, você terá profissionais que estarão mais preparados para identificar situações mal intencionadas, já na contratação do seguro.
Sem contar os profissionais da vistoria, que estarão mais capacitados para a análise dos processos de sinistros e saberão identificar melhor as ações suspeitas, podendo solicitar revisões no caso e até mesmo acionar órgãos responsáveis para a devida verificação.
Fique atento aos sinais de fraude
Criminosos costumam apresentar um comportamento similar e existem alguns sinais que podem indicar fraudes em seguro.
Alguns deles são:
- dificuldade ou atraso incomum na apresentação dos documentos solicitação,
- não conseguir apresentar alguma documentação pedida,
- efeitos desproporcionais entre a causa do sinistro e os efeitos que ele vai gerar,
- contradição e ausência de sentido nas ocorrências de sinistro relatada.
Use o Quiz Antifraude
A tecnologia também tem papel fundamental para ajudar a evitar a ocorrência de fraudes em seguro e uma ferramenta eficaz é o Quiz Antifraude.
A solução é indicada para validação de cadastro de pessoas físicas.
A partir de um questionário gerado aleatoriamente, a ferramenta consulta a base de dados, apontando as falhas no cadastro, ajudando na identificação e detecção de fraude.
Também vai reduzir praticamente todo o serviço manual de análise das propostas de seguro e você pode acessá-lo via web ou API.
Quer conhecer o Quiz Antifraude? Entre em contato conosco, temos soluções que garantem o acesso rápido às informações para tomadas de decisões mais assertivas e seguras no seu negócio.
(Imagens: divulgação)