A higienização de dados é uma ação que evita erros operacionais, desperdício de tempo e promove assertividade e qualidade nos processos diários de uma empresa.
A partir da implantação de um sistema ou de processos que envolvem a captação de informações de clientes, pessoas e outros cadastros, um banco de dados passa a ser alimentado e, com o passar do tempo, essas informações vão se acumulando.
Diante disso, verifica-se:
- duplicidade de registros,
- falta de padronização das informações,
- erros de digitação,
- insuficiência de dados.
Como consequência a essa situação que é natural e ocorre em qualquer empresa, a qualidade do banco de dados fica comprometida e os erros passam a ser constantes e comuns no dia a dia da operação.
Neste post, apresentaremos a higienização de dados, sua importância e porque precisa ser priorizado por sua empresa. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!
O que é higienização de dados?
Higienização de dados é a ação que tem por objetivo organizar, padronizar e atualizar todos os cadastros de uma organização.
Para se ter ideia dos possíveis problemas que a má qualidade dos dados pode proporcionar, uma pesquisa realizada pela empresa Validity, especializada em soluções de CRM, apresentou as seguintes informações a partir de entrevistas junto a executivos:
- 75% dizem que abordagens de vendas são realizadas equivocadamente,
- 67% confirmam tensões entre os colaboradores,
- 44% estimam perdas de 10% do faturamento anual.
Essas situações ocorrem em função da falta de cuidado e de tratamento dos dados disponíveis, quando, além dos problemas citados junto à clientes, dados estatísticos ficam comprometidos e erros básicos são cometidos diariamente.
Quais os benefícios da higienização de dados?
A higienização de dados não corrige eventuais erros dos conteúdos informados, mas elimina sérios problemas.
Um produto duplicado em um cadastro pode causar sérios problemas para as equipes de vendas e compras.
A falta de padronização desses conteúdos dificulta a localização das informações, além de apresentar resultados em relatórios e gráficos que não condizem com a realidade.
Muitos dos problemas de separação e entrega de produtos estão relacionados a enganos que ocorrem em função de erros operacionais, motivados por cadastros incompletos e má qualidade das informações.
O trabalho de higienização traz os seguintes benefícios:
- remoção de dados duplicados e irrelevantes,
- padronização na escrita de conteúdos,
- eliminação de espaços em branco,
- localização de dados ausentes,
- identificação do tipo de pessoa (física ou jurídica), etc.
Como realizar esse processo?
O processo de higienização de dados é perfeitamente possível de ser realizado, sem a necessidade de uma validação manual de cada informação cadastrada.
A Credify disponibiliza, dentre as suas soluções, uma ferramenta que resolve essa situação, independente do volume de dados cadastrados.
A partir da sua aplicação, sua empresa passa a perceber:
- qualidade nos cadastros,
- organização e atualização dos dados,
- padronização.
Como consequência, são observados imediatamente uma melhora na produtividade dos colaboradores, a possibilidade de organização e segmentação de produtos, clientes e fornecedores, automatização de processos e a diminuição de prejuízos e perda de negócios.
Cuidar dos dados armazenados é tão importante quanto captá-los, portanto, vale a pena conhecer essa solução da Credify e contar com uma empresa que, há mais de 10 anos, atua nesse segmento, oferecendo soluções para milhares de clientes distribuídos por todo o Brasil.
Para saber mais a respeito, acesse agora nosso site e conheça detalhes do produto Tratamento e Higienização de Dados da Credify!
(Imagens: divulgação)