O Background Check é um procedimento que visa checar e confirmar dados informados por uma pessoa física ou jurídica.
Traduzido do inglês, essa expressão significa checagem de antecedentes.
Na área de Recursos Humanos essa ação é fundamental, pois a contratação de um colaborador exige, em muitos casos, uma formação acadêmica que atenda às normas legais exigidas para a função.
Além disso, a experiência profissional pode ser necessária, garantindo que o candidato esteja apto a exercer as tarefas na qual foi contratado com segurança e conhecimento de causa.
Neste post, apresentaremos a importância do Background Check na área de RH. Continue lendo e saiba detalhes a esse respeito!
Motivos para aderir o Background Check no setor de Recursos Humanos
O setor de Recursos Humanos conhece bem as dificuldades existentes para a contratação de mão de obra, especialmente quando se trata de buscar no mercado profissionais capacitados.
Segundo uma pesquisa realizada pela ManpowerGroup, a falta de mão de obra especializada no Brasil atingiu, em 2022, a marca de 81%.
Se já não bastasse essa escassez, os profissionais de RH precisam lidar com outros problemas durante o processo de contratação que podem causar grandes transtornos às empresas na qual prestam seus serviços, tais como:
- falsidade ideológica,
- falsidade material,
- uso de documentos falsos,
- informações incorretas no currículo vitae,
- adulteração de credenciais acadêmicas, etc.
O Background Check é o procedimento que possibilita uma checagem detalhada a respeito dessas informações, quando se torna possível conhecer detalhes dos antecedentes dos candidatos às vagas disponíveis na empresa.
Essa importante ação traz muitos benefícios, tais como:
Diminuição do turnover
A partir das avaliações realizadas sobre os candidatos, diminui-se consideravelmente o turnover na empresa.
As contratações passam a ser mais assertivas, pois o número de dispensas por falta de capacidade técnica e comportamental cai, melhorando a qualidade da equipe e aumentando a produtividade da empresa.
Prevenção de fraudes de identidade
As fraudes de identidade são imediatamente reconhecidas, pois uma checagem pormenorizada pode ser realizada a respeito do candidato.
Essa avaliação evitará grandes aborrecimentos e problemas com a Justiça, quando sua empresa terá que provar que foi vítima de informações e documentos falsos.
Eficiência na checagem de informações profissionais
A checagem das informações profissionais também são fundamentais em um processo de contratação.
O Background Check possibilita que sejam conhecidas todas as experiências profissionais já vividas pelo candidato, mesmo que elas sejam suprimidas no currículo vitae.
Além disso, possibilitam uma checagem a respeito das funções, cargos e demais informações apresentadas no processo de recrutamento.
Checagem de informações educacionais
Por fim, também é importante realizar a checagem das informações educacionais.
Não são raros os casos em que a formação acadêmica é forjada e, em alguns casos, certificados são criados ou adulterados, visando atender as exigências da vaga oferecida.
Essa situação pode colocar em risco a operação da empresa, pois algumas normas exigem o acompanhamento de profissionais qualificados e com formação em determinadas áreas, possibilitando-os assinarem documentos oficiais.
Como se observa, o Background Check na área de Recursos Humanos é fundamental para o sucesso das contratações.
Isso significa toda a atenção para as informações e o uso de recursos tecnológicos que possibilitam uma verificação de antecedentes, como é o caso do Relatório Jurídico Credify.
Através dessa solução, sua empresa passa a conhecer as ações judiciais nas quais os candidatos estiveram ou estejam vinculados em todo território nacional, portanto, uma ótima ferramenta de avaliação.
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(Imagens: divulgação)