A campanha Novembro Azul, mais uma vez, vem reforçar a importância e a necessidade dos cuidados em relação à saúde masculina e sua empresa também precisa abordar o assunto.
O movimento reforça, em especial, a prevenção e o controle do câncer de próstata, tumor maligno que é o segundo mais incidente entre os homens, ficando atrás apenas do de pele não melanoma.
Segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer, a estimativa é de 65.840 novos casos da doença para cada ano do triênio 2020 a 2022.
Apesar de o número ser expressivo, ele pode ser visto de forma positiva, indicando que mais homens estão se conscientizando sobre os cuidados com a sua saúde e procurando cuidados médicos para a devida prevenção e diagnóstico da doença.
Campanhas que levam informação e promovem a conscientização da população masculina são fundamentais nessa luta.
Quer saber como sua empresa pode apoiar o movimento e incentivar a prevenção do câncer de próstata? Continue lendo!
No que consiste a campanha Novembro Azul?
Em novembro de 1999, um grupo de amigos australianos resolveu deixar o bigode crescer com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o autocuidado masculino.
Com o sucesso do movimento, em 2004 foi criada a Movember Foundation Charity.
O nome Movember deriva da união da palavra moustache, que significa bigode, mais november (novembro), o mês que tudo começou.
O movimento se popularizou e ganhou roupas e laços azuis, bem como bigodes artificiais como símbolos.
No Brasil, a campanha Novembro Azul recebeu o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia e do Instituto Lado a Lado pela Vida, bem como do Ministério da Saúde.
Atualmente, ela ocorre em 21 países e tem como objetivo principal informar, alertar e conscientizar sobre a necessidade da prevenção do câncer de próstata e os cuidados com a saúde física e mental masculina de forma geral.
Como se prevenir do câncer de próstata?
Apesar de todos os esforços da Campanha Novembro Azul para levar a informação e promover a conscientização a respeito da necessidade do homem cuidar da sua saúde, ainda há muito o que fazer.
Segundo o Ministério da Saúde, 31% dos brasileiros ainda não têm o hábito de ir ao médico. Isso quer dizer que 3 a cada 10 homens não realizam seus exames periodicamente.
Outro dado importante vem da Sociedade Brasileira de Urologia, SBU, informando que, apesar de todas as descobertas e inovação ocorridas na medicina, 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda vêm a óbito.
A SBU também afirma que isso acontece porque 20% dos diagnósticos da doença ocorrem quando ela já se encontra em estágio avançado.
Diante desses dados, entidades públicas e privadas precisam se unir para levarem para dentro de seus ambientes, e para a sociedade onde estão inseridas, a informação e a conscientização em relação à necessidade do cuidado com a saúde masculina.
Como forma de prevenção, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir dos 50 anos realizem consultas periódicas e os exames preventivos.
Para os que compõem os grupos de riscos, essa precaução deve iniciar aos 45 anos. São fatores de risco:
- idade,
- ter parente de primeiro grau que desenvolveu a doença,
- ser da raça negra.
Além desses fatores, obesidade, tabagismo, inflamação da próstata e doenças sexualmente transmissíveis podem favorecer o desenvolvimento desse tipo de tumor.
Como fazer uma campanha efetiva na empresa?
Para ajudar a sua empresa a participar e colaborar no combate ao câncer de próstata e à promoção da saúde masculina, vamos citar algumas ações realizadas pela Credify e que a sua instituição também pode fazer.
Anualmente, no 11º mês do ano, nosso grupo de empresas envolve em média 80 colaboradores para celebrar, apoiar e colaborar com a campanha.
Programamos o envio de comunicações por e-mail, display na página inicial dos monitores, bem como fazemos a distribuição de brindes e bottons alusivos ao movimento.
Como forma de fortalecer as ações, em um dia do mês todos vestimos roupas azuis para celebrar, fazer lembrar e apoiar a causa.
Também elaboramos e distribuímos conteúdos voltados à saúde masculina e à cultura da prevenção.
Agora que você conferiu como sua empresa pode apoiar e colaborar no combate ao câncer de próstata, compartilhe esse conteúdo com os seus colegas de trabalho e dê o primeiro passo para contribuir com essa causa.
(Imagens: divulgação)