You are currently viewing Antifraude: como evitar cadastros fraudulentos em seu negócio?

Antifraude: como evitar cadastros fraudulentos em seu negócio?

  • Post category:Credify

Sua empresa desenvolve algum tipo de ação antifraude e está pronta para enfrentar as tentativas de golpes e crimes desenvolvidos por pseudo-clientes, fornecedores ou parceiros de negócios?

Infelizmente, vivemos um período em que as fraudes precisam ser consideradas pelas empresas e todos os cuidados devem ser tomados para evitar sérias situações e complicações com golpistas que se aproveitam de fragilidades para praticarem ações criminosas.

De acordo com o estudo realizado pela Serasa Experian, no ano de 2021 as tentativas de golpe atingiram um número recorde no Brasil, onde a cada 7 segundos uma ocorrência foi registrada.

Dessas tentativas, muitas tiveram sucesso, causando sérios prejuízos à população e atingindo empresas que não estavam preparadas para lidar com a situação.

Nesse post apresentamos ações antifraude para evitar que sua empresa caia em golpes e sofra com os prejuízos financeiros. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que são cadastros fraudulentos?

As empresas precisam adotar soluções antifraude e evitar que golpes atinjam também seus negócios.

Uma das formas que os criminosos utilizam para aplicar golpes está na apresentação de cadastros fraudulentos, ou seja, dados que não condizem com a realidade.

Ao preencher uma ficha cadastral, a apresentação de dados falsos é uma das características dos golpistas, afinal, eles não desejam ser reconhecidos.

Para isso, utilizam documentos fraudados, como, por exemplo:

  • carteira de identidade,
  • CPF,
  • comprovante de residência,
  • comprovante de renda.

Com a disponibilidade tecnológica existente em qualquer parte do mundo, é muito fácil a falsificação de documentos, especialmente quando são solicitados cópias dos originais, pelas empresas que estejam gerando algum tipo de crédito aos criminosos.

Fazendo-se passar por outras pessoas ou representantes de empresas idôneas, os golpistas conseguem planejar formas de roubar e enganar os mais desavisados com relação aos crimes cometidos no mercado.

Como eles são feitos?

O comércio eletrônico é um dos canais preferidos pelos golpistas para a prática de seus crimes, quando, fazem-se passar por pessoas que possuem crédito no mercado.

Com documentos falsificados, conseguem ludibriar os empresários que não se atentam aos detalhes da operação e que poderiam evitar a concretização do crime, confirmando dados, tais como:

  • empresa onde o cliente trabalha,
  • renda mensal,
  • endereço residencial,
  • telefone,
  • e-mail, etc.

Infelizmente muitas empresas conferem apenas o CPF e os comprovantes enviados pelo próprio cliente, descuidando-se com o fato que essas informações possam ser fraudulentas.

A antifraude também poderia ser praticada com aqueles que desejam comprar, vender ou representar a vítima em negócios que a princípio mostram-se atraentes e vantajosos.

Mais uma vez, a conferência e confirmação das informações são os caminhos indicados para evitar que o problema se estabeleça.

A solução antifraude da Credify!

Diferente do que muitos pensam, é perfeitamente possível confirmar dados e ter a certeza da veracidade das informações. A solução antifraude da Credify possibilita essa situação!

A partir de uma única informação (CPF, nome completo, CNPJ ou razão social), em segundos pode-se confirmar as demais repassadas pessoas físicas ou jurídicas que esteja apresentando os seus dados cadastrais.

Para isso vale conferir se os dados apresentados “batem” com as informações dos cadastros da Credify.

A partir de um banco de dados completo e atualizado constantemente, a Credify disponibiliza informações atualizadas que podem não corresponder com aquelas informadas pelo pseudo-cliente, ou seja, que mereça uma avaliação mais criteriosa antes de enviar os produtos ou de liberar algum crédito.

A partir deles, é possível confirmar se a pessoa que deseja negociar é realmente aquele que está informado nos cadastros ou registros e consequentemente evitar os prejuízos e perdas.

Se sua empresa não toma os devidos cuidados com esse assunto, é hora de conhecer a solução antifraude da Credify e passar a trabalhar com segurança e tranquilidade.

Para saber mais a respeito, acesse nosso site e confira nossa estrutura e como podemos ajudar sua empresa a evitar esse tipo de problema!

(Imagens: divulgação)