Sua empresa já pensou em adotar um sistema de cobrança que venha a diminuir a inadimplência?
Infelizmente, vivemos momentos difíceis com relação a esse assunto, pois, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o ano de 2022 foi encerrado com recordes no que se refere a endividados e inadimplentes.
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), as famílias brasileiras que possuíam dívidas em novembro de 2022 representavam 78.9%.
Esses números e estatísticas obrigam as empresas a desenvolverem estratégias para diminuírem esses índices, onde ações precisam ser tomadas no objetivo de obterem êxito nas tarefas envolvendo cobrança.
Neste post, apresentaremos os benefícios obtidos na implantação de um sistema de cobrança que venha a diminuir a inadimplência e garantir os recebimentos das vendas realizadas. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
Por que investir em um sistema de cobrança?
A adoção de um bom sistema de cobrança ajudará a sua empresa a diminuir substancialmente a falta de pagamento de seus clientes.
Trabalhar com antecipação aos fatos e desenvolver ações com relação ao assunto proporciona um melhor retorno a esse respeito.
De acordo com os números apresentados pela Serasa Experian, sete em cada dez dívidas são renegociadas quando existe uma cobrança efetiva por parte do credor.
O ato de aguardar e esperar que os inadimplentes se manifestem com relação à situação é um problema para a saúde financeira da empresa, portanto, investir em um sistema de cobrança traz em curto espaço de tempo as seguintes vantagens:
Redução da inadimplência
O primeiro fato perceptível com a implantação de um sistema de cobrança é uma redução drástica da inadimplência.
Isso se dá em função das ações ordenadas que o sistema promove, onde contatos são realizados e atitudes são tomadas a partir de uma programação previamente estabelecida.
Como se costuma dizer, o inadimplente atende aqueles que efetivamente “cobram” o que lhes é de direito, portanto, as prioridades de pagamento são estabelecidas a partir da movimentação do credor.
Mais dinheiro no caixa
A redução da inadimplência traz como consequência uma melhora significativa com relação a dinheiro no caixa ou recursos financeiros disponíveis para as atividades do dia a dia.
Estar atento e controlar diariamente as cobranças facilita a operação e permite que ações sejam tomadas no objetivo de evitar perdas ou atrasos significativos nos recebimentos dos valores de direito da sua organização.
Organização do fluxo de pagamento
A organização do fluxo de caixa também é imediatamente percebida quando da implantação de um sistema de cobrança.
Isso possibilita uma gestão financeira de qualidade, onde sua empresa cumpre com suas obrigações no que se refere aos pagamentos e busca de maneira organizada receber todos os valores que lhe é de direito.
Melhora da relação com o cliente
O mercado e os clientes passam a olhar sua empresa de uma maneira diferenciada a partir de ações que organizam os processos, como é o caso de um sistema de cobrança.
A automação das tarefas, bem como a organização, valorizam sua empresa, pois o profissionalismo a cada dia ganha mais ênfase e destaque no mercado consumidor.
Outro fato que merece destaque é a agilidade com que as cobranças podem ser realizadas, onde as renegociações são realizadas de forma rápida, com tranquilidade e discrição.
Emissão de relatórios
Por fim, outra grande vantagem em adotar um sistema de cobrança está no acompanhamento de todos os processos envolvendo essa atividade, onde é possível avaliar:
- retorno obtido com as ações de cobrança,
- nível de inadimplência existente em seus negócios.
Os relatórios possibilitam que novas ações possam ser tomadas, baseadas em informações confiáveis e que demonstram a real situação do seu contas a receber em tempo real.
Como se observa, são muitas as vantagens em optar pela adoção de um sistema de cobrança.
Agora que você sabe mais a respeito desse assunto, acesse nosso site e conheça nossa solução para efetivamente melhorar os índices de cobrança em sua organização!
(Imagens: divulgação)