Como o próprio nome sugere, o enriquecimento de dados é uma forma de você qualificar as informações da sua base de contatos.
Um cadastro de clientes atualizado é uma das mais valiosas ferramentas para uma empresa garantir a eficiência da comunicação e uma abordagem assertiva com o seu público.
Essa atualização deve ser constante, caso contrário o seu cliente será apenas mais um contato em uma lista de nomes da sua empresa.
Sem contar que uma base de dados desatualizada compromete a produtividade e os resultados, em especial da equipe de vendas.
Quer conferir quais são os benefícios do enriquecimento de dados para a sua empresa e como você pode fazê-lo.
Continue a leitura.
Vantagens do enriquecimento de dados
O enriquecimento de dados pode ser realizado de diferentes formas.
Uma delas é a manual e individual, onde você pode realizar, por exemplo, uma pesquisa nas redes sociais ou por telefone, ou ainda por e-mail.
A outra é contar com ferramentas especializadas que em poucos cliques tornam a captura de dados mais ágil, segura e eficiente, tanto de forma individual como massiva.
Mas, afinal, quais as vantagens do enriquecimento de dados para a sua empresa?
São elas:
Visão completa do perfil do cliente
O enriquecimento de dados, ou a inclusão de informações qualificadas no cadastro de clientes, é essencial para a sua equipe de marketing ter uma visão completa do perfil do seu cliente.
Da mesma forma que ao conhecer o perfil do cliente, a equipe de vendas tem mais possibilidades de segmentar o seu público e otimizar as abordagens, melhorando toda a experiência do seu consumidor.
Otimização das estratégias
Ao ter uma visão mais completa do perfil do seu cliente, a sua equipe de marketing e comunicação terá muito mais informações para otimizar e direcionar as estratégias de aproximação com o seu público-alvo.
Ou seja, a equipe de marketing terá mais dados comportamentais do seu consumidor para trabalhar de forma mais precisa e personalizar as suas campanhas, atraindo mais consumidores que apresentam maiores chances de fechamento de negócio.
Isso também melhora toda a abordagem, ou seja, a forma como os vendedores chegarão até o futuro cliente.
Ações segmentadas
O enriquecimento de dados, ou a atualização de cadastro, também pode ajudar na segmentação do seu público.
Ou seja, a equipe de marketing e a de vendas podem elaborar ações mais segmentadas, como, por exemplo, região, idade, gênero, profissão e outros critérios fundamentais para direcionar campanhas e abordagens.
Personalização do atendimento
Toda a sua equipe vai poder trabalhar estrategicamente no atendimento personalizado.
Além disso, a partir do momento que a sua equipe consegue acessar mais informações a respeito do seu consumidor, a sua marca pode manter um relacionamento pós-venda diferenciado e personalizado, o que ajuda na fidelização do cliente.
É importante destacar que conforme publicação no LinkedIn, 85% das empresas nunca fizeram pós-vendas e o mais alarmante é que 94% não possuem um sistema digital de gestão comercial para monitorar seus clientes.
O pós-vendas também é uma oportunidade de você oferecer produtos complementares ao seu consumidor, aumentando seus resultados.
Facilidade para contatar o cliente
Não existem dúvidas que o enriquecimento de dados facilita o contato com o seu cliente.
Afinal, você sempre terá as informações dele atualizadas. Isso aumenta a produtividade da equipe, que vai reduzir as chances de ligar, por exemplo, para um número que não existe mais.
Como já dissemos, você pode fazer a atualização de dados de forma manual e individualizada ou contar com ferramentas especializadas, que tornarão o processo mais inteligente, rápido e eficiente, como o Enriquecimento de Dados Credify, que você poderá acessar via:
- Bath/ Arquivo,
- ou API.
Entre em contato conosco e saiba como você pode otimizar suas estratégias e seus resultados ampliando informações de seus clientes com a solução da Credify.
(Imagens: divulgação)