Desconsiderar a análise de crédito em uma empresa pode colocá-la em uma difícil situação, pois vivemos um período onde a inadimplência vem batendo recordes.
De acordo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 79,3% dos lares brasileiros estavam com dívidas no final de setembro de 2022.
Esse é o maior índice registrado nos últimos 12 anos, significando que a maioria dos brasileiros já tem parte de suas receitas comprometidas com contas que precisarão ser pagas.
A mesma pesquisa mostrou que do total de dívidas a serem pagas no mesmo mês, 30% delas estão em aberto ou foram quitadas com atraso. Um problema para quem vende a prazo!
Neste post, apresentaremos a importância da análise de crédito e do quanto essa ação pode colaborar para o sucesso da sua empresa. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
Os riscos da falta de análise de crédito em uma empresa
A falta da análise de crédito em uma empresa pode levá-la a inviabilizar a operação em função da escassez dos recursos financeiros para desenvolver as suas atividades.
Os atrasos ou a falta de pagamento dos clientes são sérios problemas para a manutenção do dia a dia da operação, comprometendo o fluxo de caixa e causando transtornos às organizações.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), 22% das empresas que fecharam as suas portas durante o período da pandemia fizeram por falta de capital de giro, ou seja, ficaram sem dinheiro para poderem operar.
Grande parte desse problema está diretamente vinculado às vendas realizadas para clientes inadimplentes, onde a falta do recebimento dos pagamentos acaba comprometendo o fluxo de caixa e consequentemente levando a empresa também a condição de devedora.
Portanto, não realizar a análise de crédito de qualidade coloca o seu empreendimento diante dos seguintes riscos:
Inadimplência
Tal qual acontece com alguns clientes que não cumprem com suas obrigações, sua empresa também pode se tornar inadimplente.
A falta de dinheiro obrigará sua empresa a buscar recursos em instituições financeiras, onde além do valor emprestado, serão cobrados os juros.
O primeiro efeito diz respeito à queda da margem de lucro da sua operação, pois os juros possivelmente não estavam computados nos custos das mercadorias ou serviços comercializados.
Diante dessa situação, é preciso cobrar daqueles que devem e mais do que nunca interromper os negócios com quem compra e não paga. Caso contrário, sua empresa pode entrar em um processo vicioso de empréstimos, levando a uma situação insustentável.
Degradação de crédito
A partir da quantidade de empréstimos e da movimentação dos recursos financeiros junto às instituições bancárias pode ocorrer uma degradação de crédito, especialmente quando os números demonstram que sua empresa passa por dificuldades no que se refere ao fluxo de caixa.
As instituições financeiras irão fazer a análise de crédito da sua empresa e tendem a classificá-la para pior, ou seja, os níveis de riscos para a tomada de recursos serão refeitos e seu empreendimento poderá sofrer as consequências, como, por exemplo:
- diminuição dos valores de crédito disponíveis,
- aumento das taxas de juros cobrados na operação.
Degradação de garantias
A degradação de garantias ocorre quando os bens sofrem a desvalorização com o passar do tempo e acabam não sendo mais suficientes para serem apresentados como garantias dos empréstimos realizados.
Mais uma vez, essa situação ocorre na medida em que sua empresa passa a ser dependente dos recursos bancários e não consegue mais investir na aquisição de automóveis ou imóveis.
Como se observa, todas essas situações poderiam ser evitadas, caso uma boa análise de crédito fosse realizada junto aos clientes, eliminando ou, pelo menos, diminuindo a inadimplência.
Para isso, vale conhecer a Credify e as soluções que podem ser adotadas por sua empresa no que se refere à concessão de créditos. Acesse nosso site e confira os detalhes a esse respeito!
(Imagens: divulgação)