Em função do tempo e dos acontecimentos do dia a dia, os advogados precisam, em muitas situações, localizar as partes de um processo.
Isso significa encontrar os envolvidos que podem ter mudado de endereço e telefone, onde em muitos casos, agem de má-fé para não serem localizados.
Segundo o desembargador Marcelo Buhatem, presidente da Associação Nacional de Desembargadores (Andes), os processos no Brasil levam em média cinco anos e dois meses para alcançarem um desfecho, o que não é aceitável.
Buhatem afirma serem 77 milhões de ações em tramitação no país, o que acaba ocasionando a lentidão da Justiça.
Diante desses números, é muito comum que as partes de um processo não sejam mais localizadas, criando obstáculos para alcançar o desfecho da ação, o que é um problema sério para os advogados.
Neste post, apresentaremos 3 dicas para ajudar nesse processo utilizando a organização e a tecnologia como ferramentas de apoio. Continue lendo e saiba mais a respeito!
Como localizar as partes de um processo?
Para localizar as partes de um processo, algumas medidas precisam ser tomadas antecipadamente, evitando transtornos e dificuldades na sua realização. São elas:
Coleta das informações
A coleta das informações do cliente e até mesmo das outras partes envolvidas é fundamental no processo de cadastramento de dados.
Para isso, deve-se solicitar detalhes, tais como:
- endereço,
- telefone,
- e-mail,
- local de trabalho,
- pessoas para recado.
Também é importante, solicitar mais informações com o próprio cliente a respeito das outras partes de um processo, obtendo dados que possam facilitar suas localizações nos casos de convocações e no momento de decisões do juiz.
Essas informações precisam estar organizadas e à disposição em arquivos físicos ou digitais de fácil acesso para serem utilizados nos momentos necessários.
Atualização das informações
Manter o cliente atualizado sobre o andamento da ação é uma maneira de não se perder o contato.
Como alguns processos podem levar anos para serem definidos, é comum que essa situação ocorra, portanto, o uso de alguma ferramenta automatizada, que permita a constante atualização das informações, é uma maneira de resolver a situação.
O envio de mensagens ou e-mail atualizando o andamento do processo, com a lembrança de que o cliente deve manter os seus dados cadastrais atualizados, colabora para evitar o distanciamento e problemas futuros.
A tecnologia colabora com as atualizações cadastrais
Uma forma de obter dados específicos e localizar as partes envolvidas em um processo está na contratação de serviços especializados, que colocam à disposição dos seus clientes informações atualizadas a respeito de pessoas físicas e jurídicas.
A solução da Credify permite que você encontre as pessoas envolvidas, apresentando endereço e outros dados que possibilitam a comunicação, simplificando a operação e garantindo que o processo possa ter continuidade.
Além disso, o monitoramento jurídico acompanha, localiza, alerta e apresenta o conteúdo de cada publicação dos processos vinculados a:
- nomes e/ou razão social,
- CPF/CNPJ.
A partir da disponibilidade dessa tecnologia em seu escritório jurídico, todas as tarefas são otimizadas e sua organização passa a contar com um serviço diferenciado, que monitora e localiza as partes envolvidas de uma ação.
Agora que você já conhece dicas que ajudam o seu escritório de advocacia a localizar as partes de um processo, mas ainda tem dúvidas em como contratar um serviço de qualidade que possa ajudá-lo, contate a Credify e obtenha mais detalhes a respeito!
(Imagens: divulgação)