You are currently viewing Como agilizar processos judiciais: 4 dicas para advogados

Como agilizar processos judiciais: 4 dicas para advogados

No Brasil, segundo o Conselho Nacional de Justiça, os processos judiciais duram em média 8 anos. Saber como antecipar esse momento é o desejo de clientes e advogados do país.

Esse período inclui diversas fases, como de conhecimento e de execução. O que mais ocupa tempo no processo é a execução, que possui pequenos passos burocráticos, fazendo com que demore bastante.

Além disso, existem problemas no sistema, que possui menos colaboradores do que a demanda real e muitos processos são iniciados diariamente, transformando pequenas burocracias em uma verdadeira bola de neve.

No entanto, apesar disso já ser uma realidade, é possível fazer algumas ações para agilizar os processos judiciais e obter uma resposta mais rápida.

Saiba nesse artigo o que realizar para agilizar seus processos e obter as respostas que deseja. Continue a leitura.

4 dicas para acelerar processos judiciais

Apesar de não ser uma tarefa simples, muitas pessoas dão entrada em processos judiciais para obterem o que desejam, como, por exemplo, justiça por alguma injúria ou pagamento por algo que é seu de direito, mas que ainda não chegou, por exemplo.

Veja a seguir nossas dicas para diminuir o tempo de processos.

Use documentos eletrônicos

Agora que existe a tecnologia do processo eletrônico, usá-la ao seu favor é essencial para otimizar pequenos procedimentos. Com um computador e uma assinatura eletrônica, é possível protocolar os documentos e acompanhar os processos.

Pode-se considerar que isso revolucionou o judiciário brasileiro, onde processos inteiros são feitos 100% digitalmente e você pode protocolar documentos em qualquer hora e lugar, desde que tenha internet.

Além disso, torna-se mais seguro e claro para os envolvidos, que podem entrar no site para acompanhar o que acontece em tempo real.

Crie peças objetivas

Informações desnecessárias, repetitivas ou que não fazem diferença no prosseguimento do processo não ajudam e ainda podem atrapalhar o entendimento e a leitura do documento.

O ideal é redigir as peças dos autos de maneira objetiva, clara e contendo o que é essencial, como argumentos, dispositivos legais, provas e jurisprudências, que tenham relação com esse processo.

Quanto menor for o tempo de análise do juiz, melhor para todas as partes, já que o processo irá correr rapidamente e será resolvido.

Protocole antecipadamente

Escolher protocolar no último dia não é uma boa opção se você quer agilidade no processo, pois pode acarretar grandes atrasos no andamento dos autos e nas demais etapas, conhecidas por não serem tão rápidas.

Advogados envolvidos em muitos processos tendem a ter poucos dias para dar atenção necessária a todos e podem acabar protocolando no último dia, mas é importante focar na gestão do tempo e nas datas de cada documento.

Mantenha os dados atualizados

Manter os dados dos envolvidos atualizados é essencial para que os processos judiciais sejam agilizados. Você pode fazer isso utilizando a tecnologia ao seu favor.

A plataforma da Credify, por exemplo, além de ser segura e automatizada, permite que um grande número de dados sejam buscados e arquivados.

Além disso, corrige erros de digitação, duplicação de cadastros e insuficiência de informação, padronizando todos os registros em um só lugar.

Aproveite para conhecer mais sobre a plataforma e suas vantagens, incluindo a possibilidade de facilitar a atualização de documentos e assim agilizar processos judiciais. Entre em contato.

(Imagens: divulgação)