You are currently viewing Higienização de dados: quais as vantagens de manter sua base atualizada?

Higienização de dados: quais as vantagens de manter sua base atualizada?

Já foi o tempo em que as empresas utilizavam apenas documentos impressos para coleta de informações dos clientes. Atualmente, a internet é uma poderosa ferramenta para esse fim, mas é importante atentar-se à higienização de dados.

Antigamente não era raro haver perda de documentos impressos, notas fiscais, fichas de clientes e até mesmo de colaboradores, já que tudo era impresso e essa era a única maneira de conseguir arquivar dados importantes.

Atualmente, pode-se contar com a internet e com sistemas operacionais altamente inteligentes, com modernizações que permitem o tratamento deles ou seu enriquecimento.

No entanto, com a tecnologia cada dia mais inovadora, é maior a quantidade de informações que podem ser geradas, captadas e armazenadas, podendo produzir formulários duplicados, dados digitados incorretamente e demais problemas.

É aí que entra a higienização de dados, uma forma de manter sua base atualizada e ideal para ser manuseada, podendo auxiliar ainda mais na rotina da sua empresa. Desorganização não é bem-vinda, inclusive quando se fala em ambientes digitais.

Confira neste post tudo sobre esse processo e o motivo dele ser muito útil para sua organização.

O que é a higienização de dados?

Antes de explicar o porquê de investir nessa técnica ser uma maneira de melhorar ainda mais a relação com informações em sua organização, é preciso entender sobre suas especificidades.

Esse processo é posto como uma forma de validar e tratar dados, principalmente dos cadastrais, para padronizá-los e mantê-los organizados, facilitando o acesso por qualquer pessoa da empresa, por exemplo.

É importante salientar que qualquer nicho de mercado e porte de empresa pode se beneficiar dessa padronização, diferente do que algumas pessoas possam imaginar, já que basta ser uma organização e ter informações de clientes para ser necessário utilizar a higienização de dados.

Como funciona essa higienização?

A higienização de dados é formada por muitos processos, que juntos permitem uma melhor navegação, entendimento e uso deles para campanhas publicitárias e estudos de clientes, auxiliando na tomada de decisões, no entendimento do mercado e em lançamentos.

Nas etapas da higienização, pode-se citar a exclusão de itens repetidos, espaços, erros de digitação, padronização de escrita e até mesmo de números de telefone.

Aqui também entra a validação de dados e exclusão daqueles que, por algum motivo, estarem desatualizados ou obsoletos.

Inclusive, quando se fala em higienização de dados, é possível agregar o serviço de enriquecimento ou tratamento dessas informações, por isso é um processo repleto de benefícios, pois pode preencher lacunas faltantes.

A partir desse enriquecimento, consegue-se completar nomes, números de telefone e demais informações que faltam, para enriquecer a base de elementos que já existem de maneira rápida, legalizada e sem burocracias extras.

Quais as vantagens desse processo?

Quando se fala em higienização de dados, são variados os benefícios, como a qualidade agregada nos cadastros de clientes, que permite uma melhor visualização, e igualmente o uso dessas informações na tomada de decisões.

Além disso, pode-se citar a rapidez e organização do processo, que em pouco tempo transforma sua base sem ocasionar perda de tempo ou de recursos durante a higienização.

Por fim, e não menos importante, ela executa a padronização e tratamento de um grande volume de informações em pouco tempo, mantendo sua base atualizada e atendendo suas necessidades.

A higienização pode contribuir ainda para ter dados mais fidedignos sobre o seu público e, assim, ter resultados mais assertivos em ações comerciais e de marketing.

É muito comum que pessoas mudem de endereço, troquem de telefone ou que passem dados de maneira incorreta. Com a atualização, você consegue manter até os mais velhos registros no padrão.

Agora que você sabe mais sobre esse serviço, aproveite para continuar por dentro desse mundo e ler sobre como facilitar a rotina de um corretor em localizar interessados em alugar ou vender imóveis.

(Imagens: divulgação)