A régua de cobrança é uma ferramenta que auxilia as empresas credoras a buscarem os seus direitos.
A inadimplência tomou proporções alarmantes com a pandemia do Coronavírus. Especialmente as imobiliárias precisam estar atentas e tomar medidas que atenuem a situação.
Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio, 42,4% dos empresários da cidade do Rio de Janeiro tiveram problemas e não conseguiram pagar o aluguel em dia durante o ano de 2021.
Essa situação foi a realidade de todo o país e continua gerando grandes dificuldades, não apenas para pessoas jurídicas, mas na sociedade toda.
Neste post, apresentaremos a régua de cobrança e suas vantagens para que sua imobiliária possa enfrentar esse momento de turbulência e de altos índices de inadimplência. Continue lendo e saiba mais sobre essa ferramenta!
O que é régua de cobrança?
Régua de cobrança é uma estratégia que tem por base um roteiro a ser aplicado para gerir as contas de uma empresa.
Por meio dessa ferramenta sua imobiliária consegue:
- melhorar a organização,
- estruturar os dados,
- facilitar o recebimento,
- reduzir a inadimplência,
- profissionalizar a exigência.
Através da sua aplicação, os profissionais de cobrança tomam ações conforme as regras previamente estabelecidas.
Como funciona a régua de cobrança?
A régua de cobrança funciona a partir da definição das ações a serem tomadas organizada e sequencialmente, conforme a fase onde o inadimplente está no processo de contatos realizados.
Ações organizadas e obedecendo a um roteiro estabelecido possibilitam uma redução significativa de inadimplência, pois muitas das dívidas não são pagas em função de:
- esquecimento,
- falta de documento para efetivação do pagamento (boleto, por exemplo),
- desorganização na administração financeira,
- falta de cobrança.
A partir dessas ações, a pessoa percebe que existe um trabalho organizado sendo realizado para o recebimento da conta e pode priorizar esse retorno para evitar maiores consequências.
Dentre as ações realizadas pelos bons sistemas de régua de cobrança, pode-se citar:
- administrar a carteira,
- enviar instantaneamente os boletos,
- remeter mensagens de lembrança antes da data do vencimento,
- remeter mensagens nos casos em que o pagamento não foi efetuado,
- interagir com os clientes por SMS, e-mail ou WhatsApp,
- negativar o devedor junto ao Serasa.
Quais as vantagens desse serviço para as imobiliárias?
A grande vantagem na implantação dessa metodologia está em diminuir os valores em abertos nos pagamentos de aluguel e atingir os objetivos (índices de inadimplência desejados) em sua imobiliária.
Uma boa régua de cobrança prevê as demandas de forma amigável, onde as ações são conduzidas para evitar que medidas mais sérias sejam tomadas.
É comum que a pessoa queira resolver a situação e os contatos possibilitam que negociações possam ser realizadas para atender a alguma necessidade específica do inadimplente, sem prejudicar a operação e o credor do imóvel.
No entanto, a metodologia também prevê ações que façam o encaminhamento para a negativação do CPF do devedor e recebimento via protesto em cartório.
Se a sua imobiliária tem dificuldades com esse assunto e deseja obter um instrumento de cobrança eficaz e de fácil aplicação, conte com a Credify.
Podemos auxiliá-lo nesse processo e colaborar efetivamente para que os índices de inadimplência sejam reduzidos em seu negócio.
Para saber mais a respeito, contate a Credify e conheça esse importante instrumento de apoio às cobranças. Estamos à disposição para apresentarmos detalhes a respeito!
(Imagens: divulgação)