You are currently viewing Dados estruturados e não estruturados: existe diferença?

Dados estruturados e não estruturados: existe diferença?

  • Post category:Credify

Através do conjunto de dados estruturados e não estruturados é que obtemos a informação.

Podemos afirmar que eles são a matéria-prima, já que a partir deles é que se consegue compreender o sentido de determinado conteúdo.

Um bom exemplo é a análise de um número, ou seja, um dado que pode significar muitas coisas, como, por exemplo:

  • idade,
  • valor,
  • identificação de uma sala.

Por isso, ele por si só não representa uma informação, pois não existe uma referência ao seu significado.

Porém, esse mesmo número, quando acompanhado de outros itens e organizado logicamente, pode ser muito importante para a tomada de uma decisão.

Neste post, apresentaremos a diferença que existe e como são tratados os dados estruturados e não estruturados. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!

Quais as diferenças entre dados estruturados e não estruturados?

As informações podem se apresentar de maneira estruturada ou não, o que facilita ou complica a sua captura.

No entanto, a tecnologia disponível atualmente possibilita que as interpretações sejam realizadas por sistemas inteligentes, que conseguem identificar e organizar esses conteúdos que ainda estão desconexos.

Conheceremos as diferenças entre dados estruturados e não estruturados.

Dados estruturados

Esses são aqueles que possuem um padrão predefinido, ou seja, são armazenados em campos especificados para aquele conteúdo.

Como exemplo, e que serve como analogia, temos aqueles que você preenche em um formulário quando faz o check-in em um hotel.

Precisam estar preenchidos nos campos correspondentes ao que é solicitado.

Outro exemplo está nos formulários eletrônicos, onde você não consegue preencher com letras os campos destinados a números. Então, sabe-se exatamente qual o tipo de conteúdo que precisa ser adicionado naquele espaço.

Dados não estruturados

Os não estruturados existem sem uma lógica estabelecida e também não obedecem a critérios predefinidos.

Os conteúdos são flexíveis e dinâmicos, não existindo uma organização.

A maioria dos dados existentes no mundo não possuem estrutura. Portanto, quando captados precisam passar por um processo de análise para serem utilizados.

Um bom exemplo são aqueles obtidos através das redes sociais, quando, desorganizadamente, podem ser capturados:

  • textos,
  • imagens,
  • fotos,
  • vídeos.

Como utilizá-los?

A utilização dos dados estruturados e não estruturados é realizada de forma diferenciada.

Aqueles apresentados sob uma forma estruturada são mais fáceis de serem compreendidos, porque obedecem a um mesmo padrão e sabe-se antecipadamente qual a ordem e conteúdo que será apresentado.

Já os dados não estruturados possuem uma utilização bem mais complexa, visto que não existe uma padronização e podem estar dispersos, exigindo uma análise e interpretação para se chegar às conclusões sobre seu conteúdo.

No entanto, alguns avanços possibilitaram que ferramentas pudessem trabalhar quaisquer elementos e organizá-los de uma maneira que possam ser interpretados e utilizados atendendo as expectativas dos usuários.

Esse é o caso da Credify, que utiliza tecnologia de ponta para capturar qualquer tipo de dado e entregar a seus clientes informações de forma estruturada e prontas para serem utilizadas.

Portanto, quando sua empresa contrata esses serviços, não corre o risco de não conseguir utilizá-los, uma vez que todo o trabalho de captura, inteligência e organização são realizados por ferramentas e profissionais capacitados.

Agora que você já sabe mais sobre dados estruturados e não estruturados, conheça as soluções oferecidas pela Credify, que facilitam e colaboram para o sucesso da operação da sua empresa!

(Imagens: divulgação)