You are currently viewing Qual a relação de onboarding digital e sistemas antifraude?

Qual a relação de onboarding digital e sistemas antifraude?

  • Post category:Credify

O onboarding digital é uma maneira rápida e eficiente de recepcionar e apresentar às pessoas detalhes das operações e funcionamento de alguma estrutura organizacional.

O termo “onboarding” surgiu na década de 1970 e significa em sua tradução “embarcar”.

A adoção do termo surgiu em função dos métodos utilizados para que novos funcionários fossem integrados da maneira adequada nas empresas em que estavam iniciando suas atividades, objetivando apresentar:

  • o empreendimento,
  • seus objetivos,
  • tarefas a serem desenvolvidas,
  • comportamento desejado,
  • novos colegas.

Trata-se de uma integração que foi expandida e hoje também é utilizada para recepcionar e auxiliar novos clientes, fornecedores e parceiros de negócios a conhecerem a empresa com a qual estão se relacionando.

Neste post, apresentaremos o onboarding digital, suas vantagens e de que maneira é preciso todo o cuidado para evitar problemas que podem causar sérios prejuízos em função das possíveis fraudes. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!

O que é onboarding digital?

O Onboarding digital tem por objetivo promover a recepção de pessoas e empresas que iniciam um relacionamento com um empreendimento, utilizando para isso contatos de forma remota e troca de informações através da internet.

Isso significa receber documentos digitalizados e informações sem que ocorra um encontro presencial.

Essa ação facilita os processos e agiliza as operações, no entanto, abre sérias possibilidades para pessoas mal intencionadas aproveitarem a distância na busca de vantagens desonestas e na prática de fraudes.

Desse modo, a situação fez com que muitas organizações optassem por práticas e sistemas antifraudes, ou seja, formas de garantir que as informações e documentos enviados possam ser averiguados e confirmados antes da aprovação de algum crédito ou fechamento de um acordo comercial.

Quais as vantagens dele nos processos bancários?

O onboarding digital colaborou muito para facilitar a abertura e fechamento de contas bancárias pela internet.

Através da Resolução nº 4.480, o Banco Central do Brasil possibilitou que milhões de pessoas pudessem resolver esses assuntos sem precisar sair de casa, diminuindo a burocracia e facilitando as operações.

Junto a esse benefício, cresceram substancialmente as tentativas e ações criminosas na busca por vantagens financeiras, quando documentos falsificados e informações inverídicas eram simuladas para a obtenção de créditos e aplicação de golpes em correntistas.

Infelizmente, esse modelo trouxe um aumento significativo nas tentativas de fraude, onde um estudo da Serasa Experian mostrou que do total das incidências, 53.3% foram direcionadas ao segmento de bancos e cartões.

Só no mês de maio de 2022, foram mais de 331 mil tentativas de fraudes no país.

Existe relação de onboarding digital e sistemas antifraude?

O onboarding digital exige que sistemas antifraudes sejam implantados para evitar casos como esses que passaram a ser uma realidade dos bancos e que também acabaram afetando empresas que operam fortemente através da internet, uma situação cada vez mais comum nos dias atuais.

Não há como desconsiderar os cuidados necessários para que golpes sejam evitados e fraudes cometidas.

Para isso, uma das maneiras de garantir a veracidade das informações e avaliar com clareza se aquele que se apresenta como um possível cliente ou fornecedor é de fato quem se diz ser.

Contar com a Credify nesses casos é a certeza de poder buscar informações confiáveis e que podem servir para a certificação das informações, ou seja, a conferência de dados informados pelo solicitante.

Dentre as diversas soluções disponibilizadas pela Credify, sua empresa pode contar com:

  • análises de informações para aprovação de crédito, cadastro e prospecção de empresas,
  • validação de dados cadastrais,
  • informações atuais e históricas do seu público-alvo,
  • prevenção e detecção de fraudes.

A Credify, com mais de 10% de atuação no mercado, tornou-se especialista na captura, tratamento, padronização e inteligência de grandes massas de dados, oferecendo a seus clientes soluções que permitem tomadas de decisões baseadas e fundamentadas por informações completas.

Agora que você sabe mais sobre o onboarding digital e sistemas antifraude, conheça a Credify e saiba como evitar golpes e, consequentemente, prejuízos financeiros!

(Imagens: divulgação)