Sua empresa costuma verificar o CPF para conceder crédito aos consumidores?
Desconsiderar essa ação é colocar a operação em risco, pois o problema da inadimplência no Brasil é muito sério e um dos motivos para o fechamento de muitas empresas que trabalham com o mercado varejista.
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o mês de setembro de 2022 fechou com a maior taxa de inadimplência dos últimos 12 anos.
De acordo com a pesquisa, 80% das famílias brasileiras estavam endividadas e 30% delas atrasaram os pagamentos de suas contas nesse período.
Neste post, apresentaremos a importância de se verificar o CPF nos processos de concessão de crédito. Continue lendo e saiba detalhes a respeito desse assunto!
Não verificar o CPF pode trazer riscos para seu negócio
Não vender é um sério problema, porém, pior ainda é não receber, quando em muitos casos se perde o produto e não se consegue cobrar a dívida. Essa situação coloca em risco os negócios.
Sabe-se que conceder crédito é uma ação que atrai clientes e viabiliza muitas vendas, pois muita gente não tem condições ou não deseja pagar a vista suas compras.
No entanto, a falta de cuidado com essa ação é a responsável por levar milhares de empresas a fecharem suas portas, pois os atrasos ou não pagamentos acabam comprometendo o fluxo de caixa e inviabilizando a operação.
Verificar o CPF é uma ação simples e fácil de ser realizada, principalmente quando se conta com soluções como a da Credify, que em segundos disponibiliza informações atualizadas e confiáveis a respeito da pessoa que está tentando comprar em sua empresa.
Quais informações constam na consulta do CPF?
A utilização de soluções que possibilitam a consulta do CPF apresenta dados importantes para a concessão do crédito.
O primeiro deles diz respeito a confirmação das informações prestadas pelo consumidor, tais como:
- nome completo,
- endereço,
- canais de contato.
A partir dessa etapa, deve-se buscar outros dados que contribuirão para a tomada de decisão, como a validação da empresa onde a pessoa informa estar trabalhando e sua remuneração.
Todo esse processo precisa acontecer de forma imediata e com garantias de informações atualizadas e confiáveis, portanto, não há como realizar essas validações sem contar com uma boa solução de Background Check.
Qual tipo de empresa pode usar o Background Check para verificar o CPF?
O Background Check é uma ação que pode e deve ser adotada por todas as empresas que precisam fazer avaliações constantes de informações nos processos de vendas.
Trata-se, portanto, da obtenção de um dossiê que apresenta dados e detalhes a partir de uma consulta realizada através do CPF.
Esse dossiê pode trazer informações fundamentais para a liberação de crédito, quando é possível ter acesso a possíveis situações e problemas de ordem:
- comercial,
- financeira,
- legal,
- criminal.
Como se observa, a ação de verificar o CPF a partir de uma solução digital e de qualidade é uma maneira inteligente de evitar vendas que correm o risco de não serem pagas, ou seja, eliminar ou minimizar a inadimplência em sua empresa.
Essa ação precisa ser rápida e precisa, portanto, deve apresentar informações em um formato de fácil entendimento e que esteja amparada pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
A melhor forma para isso é contar com a Credify, uma empresa que há mais de 10 anos oferece ao mercado soluções de dados.
Para conhecer mais a respeito, acesse nosso site e saiba de que maneira podemos contribuir para o sucesso de suas operações, especialmente no que se refere a dados e informações confiáveis que fazem toda a diferença para a sua operação e negócios!
(Imagens: divulgação)