Evitar fraudes em e-commerce é perfeitamente possível, no entanto, é preciso que medidas sejam tomadas para se antecipar aos fatos.
Para se ter ideia da dimensão do problema, um estudo realizado pela Jupiter Research estima que, no ano de 2023, em todo o mundo, os negócios envolvendo lojas digitais devem perder US$ 48 bilhões somente com fraudes de pagamentos online.
Na mesma velocidade que o e-commerce vem conquistando cada vez mais o seu espaço no mercado mundial, os golpes e tentativas de fraude aumentam a cada dia.
Isso se dá especialmente em função da falta de cuidado por parte de algumas empresas que não realizam checagens a respeito dos clientes e pedidos que são colocados.
Neste post, apresentaremos 3 dicas essenciais que precisam ser implantadas para que as fraudes em e-commerce sejam evitadas. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!
O que são as fraudes em e-commerce?
As fraudes em e-commerce são atos criminosos que ocorrem nas compras realizadas pela internet em lojas digitais.
Os meios mais comuns para esses golpes consistem na utilização de um cartão de crédito roubado, quando o pseudo cliente solicita a alteração do endereço de entrega do pedido, ou faz contato com a transportadora para a retirada da mercadoria em sua sede.
O uso de identidade de outra pessoa é outra maneira de aplicar golpes.
Após abrir uma conta bancária e solicitar um cartão em nome de outra pessoa, os criminosos passam a realizar compras, causando grandes embaraços e prejuízos.
O uso de contas de terceiros também é uma prática comum. A partir do login e senha roubados de determinada pessoa, o golpista realiza as compras.
Por fim, existe o que é chamado de fraude amigável, ou seja, o cliente não reconhece a compra realizada e solicita ao emissor do cartão de crédito que o valor pago seja estornado.
Em todos esses casos, o prejuízo é estabelecido e os resultados da operação ficam comprometidos, colocando em risco a saúde financeira do e-commerce.
Como evitar fraudes em e-commerce?
Para evitar fraudes em e-commerce é necessário toda a atenção com relação ao comportamento do comprador e na implantação de ferramentas tecnológicas que possam detectar problemas e evitar os prejuízos. Para isso:
Atente-se ao ticket médio
A atenção ao ticket médio dos clientes é uma maneira inteligente de avaliar se existe a possibilidade da sua empresa estar sendo vítima de uma fraude.
Mudanças abruptas nos valores das compras, especialmente quando não existe alguma promoção ou em datas comemorativas, precisam ser avaliadas com mais atenção.
Observe os detalhes do pedido e verifique se existe alguma solicitação diferenciada com relação à entrega das mercadorias, como:
- mudança de endereço,
- retirada do produto.
Invista na segurança do seu site
Proteger o seu site é fundamental em operações de e-commerce, o que significa implementar:
- certificado Secure Sockets Layer (SSL),
- trabalhar somente com meios de pagamentos confiáveis,
- avaliar constantemente se ocorreram vazamento de dados.
Use o Quiz Antifraude
Por fim, uma excelente alternativa é implantar o Quiz Antifraude, uma ferramenta desenvolvida especialmente para a validação de cadastros que tem por base a avaliação de respostas e posições obtidas a partir de um questionário gerado aleatoriamente.
Através desse quiz é possível validar e confirmar dados, pois informações cadastrais e comportamentais são atualizadas constantemente a partir de diversas fontes públicas e privadas, sinalizando as inconsistências nas respostas e solicitando uma avaliação mais rigorosa para a aprovação do pedido.
Agora que você sabe mais sobre as fraudes em e-commerce e o que fazer para evitá-las, conheça detalhes da solução Quiz Antifraude e saiba de que maneira sua empresa pode tornar suas operações de vendas seguras e confiáveis!
(Imagens: divulgação)