A cobrança abusiva é o ato de expor devedores a situações vexatórias e constrangedoras, expondo-os ao ridículo.
No Brasil, a Lei nº 8.078/1990 prevê no artigo 42 como deve ser realizada a cobrança extrajudicial.
No artigo 71 são apresentadas as ações que podem levar o credor ao pagamento de multa e até mesmo a detenção no descumprimento de suas obrigações, o que significa que as cobranças de dívidas não podem ser realizadas através de:
- ameaças,
- coações,
- constrangimentos físicos ou morais,
- afirmações falsas, incorretas ou enganosas,
- procedimentos que exponha o devedor ao ridículo,
- interferências no seu trabalho, descanso ou lazer.
O ato da cobrança é justificável, válido e precisa ser realizado pelos credores, no entanto, os procedimentos precisam estar de acordo com a legislação, evitando que o problema venha a se tornar ainda maior.
Neste post, mostraremos como evitar a cobrança abusiva e o que fazer para obter sucesso nessa operação. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!
Por que evitar a cobrança abusiva?
Como já vimos, a cobrança abusiva pode se transformar em um sério problema para o credor, quando além de não conseguir atingir o seu intento, pode ainda sofrer prejuízos e responder judicialmente por atos ilícitos.
Diante disso, o melhor caminho é adotar uma metodologia de acompanhamento do Contas a Receber da sua empresa e desenvolver ações que possibilitem a cobrança, atendendo a legislação e cobrando os valores que lhe são de direito.
Desenvolver ações no tempo correto e de acordo com as leis é a melhor forma de proceder, visando reduzir a inadimplência e melhorar o fluxo de caixa do seu negócio.
Em contrapartida, as ações tidas como abusivas agravam ainda mais a situação financeira do empreendimento e causam transtornos e aborrecimentos desnecessários e que podem ser evitados.
Como não praticar a cobrança abusiva?
A partir do uso de uma ferramenta adequada, como, por exemplo: a adoção de uma régua de cobrança, sua empresa pode diminuir substancialmente a inadimplência e trabalhar sempre à frente dos problemas.
Vivemos momentos difíceis, onde, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento das famílias brasileiras em 2022 atingiu o índice recorde de 77,9%.
Diante disso, as seguintes ações devem fazer parte do dia a dia da sua área de Contas a Receber:
Mande mensagens antes de ligar
Muitas vezes a desorganização financeira e o esquecimento fazem com que contas deixem de ser pagas por parte dos clientes.
Uma maneira de evitar essa situação é enviar mensagens avisando-o a respeito do vencimento ou lembrando que sua conta venceu e continua em aberto. Para isso, podem ser utilizados os seguintes canais de comunicação:
- SMS,
- e-mail,
- WhatsApp.
Se necessário, ligue em horário comercial
Caso as mensagens não surtam efeito, a ligação é outra maneira de realizar a cobrança.
No entanto, elas só podem ser realizadas no horário comercial e de forma alguma para a empresa onde o cliente trabalha ou ainda para algum parente.
A insistência também pode ser um problema e gerar reclamações do devedor, portanto, siga uma rotina estabelecida na régua de cobrança e, nos casos de insucesso, busque seus direitos de forma judicial.
Seja simpático sempre
A educação e simpatia precisam fazer parte do processo de ligações, mensagens e até mesmo correspondências que possam ser enviadas aos clientes que possuem débitos com sua empresa.
Isso significa preparar os colaboradores que irão fazer a abordagem, quando deverão sempre se comunicar de forma profissional, evitando discussões ou uso de expressões inadequadas.
Nos casos de mensagens e correspondências, utilize conteúdos amistosos e facilite a forma de contato e de resolução do problema, enviando, por exemplo, um link para que o cliente possa acessar o seu boleto e providenciar o pagamento.
Realizar cobranças é necessário, porém, saber como realizá-las é fundamental!
Agora que você já sabe dos problemas em realizar uma cobrança abusiva e sabe como proceder a esse respeito, leia nosso post que apresenta os benefícios de ter um sistema de cobrança!
(Imagens: divulgação)