You are currently viewing Como validar a situação fiscal de empresas e pessoas físicas?

Como validar a situação fiscal de empresas e pessoas físicas?

  • Post category:Credify

Toda empresa deve cuidar com prioridade da avaliação de crédito de seus clientes, observando os dados informados e verificando a situação fiscal das pessoas físicas e jurídicas que queiram realizar alguma negociação com o seu empreendimento.

A Gestão Fiscal é uma obrigação de empresas e pessoas em todo o mundo, onde deixar de cumprir com os pagamentos de impostos é uma demonstração de má administração ou sérios problemas financeiros

Para se ter ideia do problema, em agosto de 2021, 4,4 milhões de microempreendedores individuais (MEI) estavam inadimplentes com a Receita Federal, ou seja, um terço dessa categoria inscrita no Brasil.

Essa situação se agrava quando são acrescidos às pessoas físicas e negócios de maior porte que devem impostos ao Governo Federal, Estadual e Municipal.

Neste post, apresentaremos como validar a situação fiscal das pessoas físicas e jurídicas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Por que validar a situação fiscal de empresas e pessoas físicas?

A validação da situação fiscal de pessoas jurídicas e físicas permite que seu empreendimento localize inadimplentes junto ao Governo, o que demonstra uma possível existência de dificuldades financeiras ou uma má gestão dos recursos disponíveis.

Essa informação somada a uma avaliação de crédito do possível cliente, é indispensável para definir se o seu negócio deve se aliar ou comercializar produtos e serviços em condições que possibilitem o pagamento futuro das soluções oferecidas.

A ação serve para medir os riscos que sua empresa corre ao não receber aquilo que lhe é de direito, dado que o não pagamento dos impostos indica possibilidades de inadimplência também com o seu empreendimento.

Como deve estar a situação fiscal de ambas?

Tanto as empresas quanto as pessoas físicas, para serem vistas como adimplentes e em condições adequadas com relação a sua situação fiscal, devem possuir certidões negativas.

Esses documentos comprovam que não existem débitos em aberto com os diferentes órgãos públicos que recolhem impostos. Portanto, trata-se de um “nada consta”.

As pessoas físicas precisam possuir essa certidão junto à Receita Federal, pois precisam estar em dia com o Imposto de Renda.

No caso das empresas, as certidões que podem ser analisadas dizem respeito aos seguintes impostos:

  • IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica,
  • PIS – Programa de Integração Social,
  • Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social,
  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados,
  • INSS – Instituto Nacional do Seguro Social,
  • ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços,
  • ISS – Imposto Sobre Serviços.

Caso a pessoa física ou a instituição possuam débitos com relação a essas obrigações fiscais, elas poderão ser cobradas, respondendo na justiça em casos de sonegação ou terem bens tomados via processos judiciais.

Diante disso, existem riscos no desenvolvimento de uma sociedade com inadimplentes, quando a sua empresa poderá ter problemas com a aprovação de crédito em função da participação de sócios nessa situação.

Como fazer essa validação?

Validar a situação fiscal de empresas e pessoas jurídicas junto aos órgãos governamentais é possível em algumas situações.

No entanto, além de trabalhoso, em muitos casos o órgão só libera a informação para o titular, o que pode ser um impeditivo para uma avaliação.

A melhor solução está em contar com uma organização especializada no assunto e que mantém atualizados todos esses dados, oferecendo ao mercado o acesso e disponibilidade de informações necessárias.

A Credify oferece essa solução a seus clientes, facilitando a análise da Gestão Fiscal de pessoas físicas e empresas, validando informações junto às fontes oficiais, garantindo tranquilidade e segurança para a sua negociação.

Agora que você conhece mais sobre situação fiscal e sua importância, acesse nosso site e conheça as possibilidades que podemos oferecer ao seu negócio com relação ao assunto!

(Imagens: divulgação)