Sua empresa conhece o seu público-alvo e desenvolve ações voltadas especificamente a esses potenciais clientes?
Philip Kotler, a maior autoridade mundial em marketing, define de forma perfeita o que é público-alvo:
“Consiste em um conjunto de compradores que possuem necessidades e/ou características comuns àquelas que a empresa ou organização decide atender”.
Trabalhar com foco nos potenciais clientes é uma ação que facilita os negócios e aumenta substancialmente as vendas, o que consequentemente traz melhores resultados para a operação.
Neste post, apresentaremos o enriquecimento de dados, uma forma inteligente que possibilita uma maior aproximação com o mercado. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
Qual a importância de conhecer o seu público-alvo?
Tão importante quanto conhecer as soluções que sua empresa oferece ao mercado, é possuir detalhes a respeito do seu público-alvo.
Isso significa possuir cadastros atualizados e completos a respeito dos dados e históricos desse público que podem, se bem trabalhados, transformarem-se em excelentes clientes para o seu negócio.
Cada vez mais o consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica, deseja atenção por parte dos fornecedores.
Segundo uma pesquisa da Zendesk realizada no Brasil, 82% dos consumidores tomam a decisão de compra a partir da qualidade do atendimento que recebem.
Além disso, os dados demonstram também uma grande insatisfação por parte dos clientes com relação ao nível de atendimento e atenção.
Diante disso, conhecer o seu público-alvo e agir antecipadamente para atrair e oferecer boas soluções é uma maneira rápida e diferenciada de promover a satisfação e conquistar novos espaços no mercado.
Todas as empresas devem ter um público-alvo?
Sim. Todas as empresas precisam desenvolver um estudo para identificar, localizar e obter informações a respeito dos seus potenciais clientes.
Essa ação, independente do segmento de negócio, é fundamental para o alcance dos resultados.
É importante saber que muitos empreendimentos possuem diversos públicos, onde é necessário o desenvolvimento de estratégias específicas para cada caso.
Muitas operações de marketing não atingem seus objetivos, exatamente por não serem desenvolvidas e voltadas às características específicas do público a ser atingido, ou ainda por falta de foco em um segmento de clientes.
Como o enriquecimento de dados facilita a aproximação com o cliente?
A partir da identificação do público-alvo é preciso conhecer detalhes que possibilitem os contatos e o direcionamento a ser tomado com relação à divulgação de:
- produtos,
- serviços,
- campanhas,
- ofertas, etc.
O enriquecimento de dados trata exatamente dessa possibilidade, ou seja, para realizar um trabalho de marketing com alto nível de assertividade é preciso direcionar materiais para públicos específicos que tenham condições e interesse nas soluções oferecidas.
Para isso, é muito importante obter informações como:
- idade,
- endereço,
- telefone,
- e-mail,
- renda presumida,
- atividade profissional.
Com esses dados, é possível desenvolver ações de marketing e comerciais com excelentes índices de retorno.
O enriquecimento se dá a partir da busca por informações, situação que pode ser obtida através da contratação de empresas especialistas no assunto.
A Credify oferece soluções sob medida para a sua empresa, onde é possível o acesso a banco de dados confiáveis e atualizados, possibilitando que sua empresa obtenha informações valiosas que servirão como base para o desenvolvimento das ações de vendas.
Para conhecer detalhes a respeito da solução de Enriquecimento de Dados da Credify, acesse nosso site e faça contato. Estamos prontos para apresentar detalhes que aproximam sua empresa do seu público-alvo!
(Imagens: divulgação)