You are currently viewing Você realiza uma consulta de ação judicial para avaliar o seu cliente?

Você realiza uma consulta de ação judicial para avaliar o seu cliente?

  • Post category:Credify

Uma consulta de ação judicial vai garantir mais segurança na tomada de decisão e evitar prejuízos nos resultados da sua empresa.

Atualmente, são várias as notícias nos diversos canais de comunicação falando de fraudes, golpes e tentativas mal-intencionadas envolvendo os mais diversos setores do mercado.

Também vivenciamos um cenário onde, segundo publicação da CNN Brasil, em janeiro de 2023, o Brasil contava com 70,1 milhões de inadimplentes.

Esses riscos podem ser amenizados se a sua empresa fizer uma avaliação de todo o histórico do comportamento do seu cliente no mercado.

Quer saber como a consulta de ação judicial pode ser usada para ajudar em tomadas de decisões mais assertivas na hora de efetuar uma operação comercial?

Continue a leitura.

Qual a importância da consulta de ação judicial?

A confirmação da existência de uma ação judicial é um alerta de que o cidadão ou a empresa não cumpriu devidamente os pagamentos de dívidas anteriormente contraídas.

Ou seja, abre os olhos para possíveis problemas de inadimplência.

Dessa forma, a consulta de ação judicial é ideal para avaliar o nível de risco da operação comercial a ser realizada.

Afinal, você saberá se o seu cliente cumpre ou não os compromissos assumidos em relação ao pagamento de dívidas contraídas, ou até mesmo se ele responde por outros tipos de processos judiciais.

Logo, a consulta dará informações suficientes para que você tome decisões mais assertadas antes de bater o martelo em uma transação comercial, reduzindo os riscos de inadimplência, fraudes e golpes.

Como avaliar as ações judiciais?

Cada empresa tem seus critérios de avaliação em relação aos seus clientes que devem ser seguidos pela equipe de analistas e gerentes.

No que se refere à consulta de ação judicial, alguns detalhes merecem destaque na hora da avaliação.

É importante observar:

  • a quantidade de processos ativos, suspensos e encerrados,
  • a fase que o processo se encontra,
  • a condição no processo, se o seu cliente é réu, testemunha ou autor.

Nem todo processo está associado à inadimplência, por isso é importante considerar também na consulta da ação judicial o ramo do Direito que envolve cada caso.

Afinal, um processo pode envolver o Direito Trabalhista, Cível, Familiar, Criminal e entre outros ramos.

Um cliente estar sofrendo um processo trabalhista, por exemplo, não significa necessariamente um mau comportamento no mercado.

Como realizar uma consulta de ação judicial?

Sua equipe pode realizar a consulta de ação judicial pesquisando individualmente nos canais públicos e privados que possibilitam esse tipo de serviço.

Porém, como se trata de uma operação comercial, essa avaliação deve ser feita de forma rápida e segura.

Uma maneira de fazer isso é contar com a ajuda da tecnologia para automatizar os processos da pesquisa, o que vai tornar os procedimentos mais rápidos e as buscas mais seguras.

Nessa hora, é possível contar com o Relatório Jurídico Credify, um serviço de consultas de Ações Judiciais.

Com a nossa solução, você terá acesso a um acervo constantemente atualizado por meio de captura massiva de informações em fontes oficiais, garantindo mais segurança nas suas decisões.

Entre em contato e saiba como o Relatório Jurídico Credify pode colaborar para a consulta de ação judicial na hora de avaliar o seu cliente.

(Imagens: divulgação)