Contar com um bom sistema de cobrança é uma forma inteligente de possibilitar à sua imobiliária uma diminuição da inadimplência e facilitar as operações desse importante setor.
Infelizmente, vivemos um momento de dificuldades em todo o mundo e no Brasil a situação não é diferente.
Segundo dados divulgados pela Serasa Experian, a inadimplência bateu um novo recorde em abril de 2022 no Brasil, atingindo 66,1 milhões de pessoas que estão com o nome negativado. As dívidas atingiram R$ 271,6 bilhões.
Diante desse quadro, organizar e automatizar os processos de cobrança passou a ser uma ação fundamental, uma vez que os devedores priorizam os pagamentos daqueles que acompanham e cobram os valores em aberto.
Neste post, apresentaremos a necessidade e o porquê que as imobiliárias devem adotar um bom sistema de cobrança em seus negócios. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
No que consiste um sistema de cobrança?
Um sistema de cobrança é uma ferramenta automatizada que ajuda sua imobiliária a eliminar a inadimplência a partir de ações programadas que economizam tempo e dinheiro, utilizando recursos tecnológicos, como:
- e-mail,
- SMS,
- WhatsApp.
Conhecido como Régua de Cobrança, funciona a partir de ações rápidas, simples e automatizadas.
Utilizar esse recurso permite que sua área de Contas a Receber programe ações que são disparadas na medida em que se observa o não pagamento dos compromissos assumidos pelos clientes.
As ações podem ser iniciadas através de lembranças com relação à data do vencimento da conta, até a ações que envolvam o protesto do boleto em Cartório.
As regras dos contatos e conteúdos são elaboradas pela imobiliária, podendo ser modificadas na medida em que os acontecimentos ocorram, portanto, a plataforma permite adequações de forma rápida e segura.
Quais as suas vantagens para imobiliárias?
Contar com um sistema de cobrança para imobiliária possibilita que o processo de contato com os clientes inadimplentes ocorra de forma automática e a partir de canais previamente programados.
Além disso, a plataforma permite que diversas ações sejam tomadas, tais como:
- envio instantâneo de boletos,
- lembrança de pagamento antes da data de vencimento,
- mensagens nos casos de pagamentos não efetuados,
- interação com clientes via e-mail, SMS e WhatsApp,
- negativação do devedor junto ao Serasa,
- envio para protesto em Cartório.
Todas essas ações são automáticas, cabendo ao setor de Cobrança o acompanhamento de cada processo e, em casos específicos ou necessários, mudanças na programação.
Como resultado, verifica-se:
- o cliente sabe que existe um acompanhamento a respeito dos débitos,
- a cobrança passa a ser feita automaticamente pelos principais canais de comunicação do devedor,
- a inadimplência é reduzida em função dos avisos,
- ações podem ser tomadas junto aos órgãos oficiais para a cobrança dos valores.
Onde encontrar esse tipo de solução?
A melhor solução na implantação de um sistema de cobrança pode ser obtida através das plataformas tecnológicas da Credify.
Dentre as diversas soluções, a Ok Régua de Cobrança é um produto diferenciado e destinado a imobiliárias que pretendam reduzir substancialmente a inadimplência.
Desenvolvida por uma empresa que há mais de 10 anos atua no mercado de soluções de dados, a Credify investiu em tecnologia de ponta que possibilita uma gestão autônoma e eficiente que colabora com centenas de clientes em todo o Brasil.
Para obter maiores detalhes a respeito do sistema de cobrança, acesse nosso site e conheça detalhes do que podemos fazer pelo seu negócio e de que maneira a sua imobiliária pode trabalhar com assertividade nas contas a receber, reduzindo significativamente os índices de inadimplência.
(Imagens: divulgação)